domingo, 28 de novembro de 2010

Cultivo de manga no Ceará

É época de manga no sul do Ceará. Os agricultores da região apostam no cultivo irrigado e estão conseguindo uma boa renda e ainda gerar novos empregos.

Uma grande área verde no meio do sertão. Segundo a Secretaria de Agricultura, essa é a maior região produtora de manga irrigada do Ceará. São 350 hectares, com uma estimativa de safra de sete mil toneladas este ano.

O agricultor Raimundo Furtado tem um plantio de cinco hectares ainda na fase de floração. Até fevereiro ele espera colher 20 toneladas de manga. A dúvida é na comercialização.

“Para fevereiro, a expectativa é que ela tenha um preço melhor. Não tem manga. Isso é uma manga induzida para dar fora de época”, explicou Furtado.

Em plantios vizinhos já é tempo de colheita. O trabalho ocupa mais de 500 pequenos agricultores. “Aumenta um pouco o pão de cada dia”, falou o agricultor Domingos de Almeida.

Jesus Lucena passou de pequeno agricultor a comerciante da fruta. Ele tem dez hectares. Por semana transporta 14 toneladas para Fortaleza.

Para ganhar mais dinheiro com a safra, os produtores querem que seja instalada uma central de abastecimento no sul do Ceará, o que possibilitaria vender as frutas diretamente para o comprador.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário