sexta-feira, 1 de junho de 2012

Técnico em Agroindústria


O que é Agroindústria?

Agroindústria é o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura.

Qual a sua importância?

A Agroindústria é importante por que garante a qualidade do produto, desde a produção, comercialização, atendendo as exigências do mercado consumidor, trabalho com o melhoramento da matéria-prima, aplicando métodos de conservação, visando à higiene e a segurança do alimento.

Quem é o Técnico em Agroindústria?

É o profissional que cuida do processamento de alimentos de origem animal e vegetal como: Os derivados do leite, ovos, carnes, frutas e hortaliças. Seleciona a matéria- prima faz análises laboratoriais dos alimentos. Estuda a composição química dos alimentos seus aditivos e princípios de conservação. Cuida do processo de embalagem dos produtos industrializados. Realiza o controle de qualidade nas diversas áreas da cadeia produtiva. Faz o gerenciamento de recursos energéticos, do controle de qualidade e dos processos de toda a estrutura produtiva. Utiliza-se de tecnologia específica, visando atender ás necessidades do mercado de trabalho respeitando os limites de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Missão:

O curso técnico em Agroindústria proporciona ao educado o desenvolvimento de aptidões para a vida profissional, estimular competências e habilidades que permitam o desempenho eficaz da atividade no mundo do trabalho, atendendo as exigências do atual mercado e colaborando, desta forma, com a melhoria do setor agroindustrial na região.

Objetivos:

Formar profissionais para atuar na Agroindústria, aplicando tecnologias capazes de apresentar atributos pessoais necessários a inserção no mercado de trabalho, executando atividades de gerenciamento, tendo em vista a compatibilização do desenvolvimento econômico com a conservação ambiental e a garantia da qualidade de vida; sabendo implantar, organizar e gerenciar atividades, seções, empresas e instituições ligadas ao processamento de produtos agropecuários, conseguindo a qualidade exigida pelo mercado, em condições de segurança e higiene, respeitando o meio ambiente; absorvendo e desenvolvendo novas tecnologias, resolvendo problemas e atuando na melhoria dos processamentos de produtos Agroindustriais.

Campos de atuação:

O Técnico em Agroindústria pode atuar em empresas como: cooperativas agropecuárias, indústrias de alimentos, fábricas de ração, granjas avícolas e suinícolas, indústrias de bebida abatedouros, indústrias de embalagens para alimentos, supermercados, restaurantes, marmitarías, indústrias e laboratórios de análises de alimentos.

Grade Curricular:

Administração Agroindustrial

Análises de Alimentos;

Bioquímica dos Alimentos;

Embalagens e Aditivos para Alimentos;

Gestão da Qualidade dos Alimentos;

Higiene e Legislação dos Alimentos;

Introdução a Agroindústria;

Introdução à Química dos Alimentos;

Microbiologia e Procedimentos de Análise Microbiológica de Alimentos;

Operações Unitárias;

Princípios de Nutrição e Conservação de Produtos Agroindustriais;

Processamento de Carnes;

Processamento de Cereais;

Processamento de Leites e Derivados I;

Processamento de Leites e Derivados II;

Processamento de Leites e Derivados III;

Processamento de Pescado;

Saúde Segurança e Ergonomia no Trabalho;

Tecnologia de Frutos e Hortaliças;

Um comentário:

  1. Se teve problemas financeiros, então está na altura de sorrir. Só precisa de contactar o Sr. Benjamin com o montante que deseja pedir emprestado à baixa taxa de 2% ROI e o período de pagamento que lhe convém e terá o seu empréstimo no prazo de três dias úteis. Acabei de beneficiar pela sexta vez de um empréstimo de 700 mil dólares por um período de 180 meses com a possibilidade de pagamento antes da data de vencimento. O Sr. Benjamin tem-me ajudado com o empréstimo. Faça contacto com ele e verá que é um homem muito honesto e com bom coração. O seu e-mail é 247officedept@gmail.com e o seu número de telefone WhatApp é + 1-989-394-3740 .

    ResponderExcluir