sexta-feira, 20 de maio de 2011

ÁGUA: fator de contaminação do leite


Água de uso na limpeza ou de consumo dos animais deve ser analisada uma vez por ano.

O alarde que se faz para garantir produção de leite de alta qualidade nem sempre dá o devido destaque ao importante papel da água no processo. No percurso da fonte de abastecimento até a torneira da sala de ordenha a água pode ser contaminada por diferentes agentes patógenos que, além de comprometer o leite, pode por em risco a saúde do consumidor.
Sabedor disso, João Luís dos Santos, bioquímico, especialista em Gestão e Qualidade da Água e gerente de Produtos da Beraca, observa que a água de poços, nascentes, rios e lagos, principalmente nas áreas de intensa produção animal, estão, em grande parte, contaminadas. Ele relata que estudos em diversos estados apontam essa realidade.
Thalyta: contaminação se dá de várias formas

“Em Minas Gerais, 87% das fontes em áreas de produção contêm alto índice de coliformes; em Santa Catarina, em algumas regiões de intensa produção, chega a 100%, mas no geral, 71% das fontes estão contaminadas. Considerando que essa água é utilizada em todo o processo de ordenha, fica claro que qualquer contaminação é transferida para o leite. É a chamada contaminação cruzada, já que o leite antes de ser ordenhado é um produto estéril”, alerta.
Thalyta Marcílio, especialista em Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal e instrutora do Senar-SC, observa que são várias as formas de contaminação microbiológica da fonte de água numa propriedade rural. Desde a falta de saneamento e de proteção da fonte até a contaminação do reservatório e tubulações por falta de higienização. “A solução para esses casos é simples, rápida e barata. Além das providências para proteger as fontes e da limpeza do sistema de armazenamento e distribuição da água, também é preciso fazer a cloração da água”, orienta.
Lembra ainda que há o risco de contaminação química da fonte de água, embora mais raro. Porém, pode acontecer em consequência de resíduos de defensivos agrícolas ou de medicamentos descartados em locais inadequados. No caso desse tipo de contaminação a solução já é mais difícil e de custo mais elevado. Por esse motivo, o mais acertado é trabalhar com a prevenção para evitar que isto ocorra.
Contaminação do leite pode se dar na limpeza dos equipamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário